FC Porto vs Benfica
Amanhã, sexta-feira, teremos o primeiro clássico da temporada!

Sem dúvida o clássico que toda a gente fala e que ninguém gosta de perder. Em confronto as duas principais equipas do futebol nacional.
FC Porto e Benfica chegam a esta 6ª jornada no topo da classificação em igualdade pontual... fruto das 5 vitórias e 1 empate alcançados. O FC Porto perdeu os primeiros pontos no último jogo, em Aveiro, frente ao Feirense, ao passo que o Benfica só não ganhou em Barcelos na abertura da temporada.
Falando das ausências... o FC Porto parte para este jogo sem poder contar com James "
el bandido" Rodriguez (expulso na última jornada) e, também, com Sapunaru e Alex Sandro (ambos por lesão). Por opção, ficam ainda fora dos escolhidos dois jogadores que actuaram em Aveiro: Mangala e Djalma.
A meu ver a equipa portista irá começar com o seguinte onze: na baliza, o capitão Helton. O quarteto defensivo será composto por Fucile, Rolando, Otamendi e Álvaro Pereira. Depois, no meio-campo, talvez a grande dúvida... saber quem irá acompanhar Fernando e João Moutinho. Candidatos são três: Guarín, Defour e Belluschi. A minha aposta recaí em Freddy Guarín... numa tentativa de dar mais poder de choque naquela parte do terreno e potencializar o tiro exterior, uma das principais virtudes deste colombiano. Por fim, no ataque a outra dúvida, saber quem jogará na esquerda. Hulk e Kléber têm praticamente certa a titularidade... ao passo que na esquerda poderá jogar Varela ou Cebola Rodriguez. Gostaria que fosse o uruguaio a começar... uma vez que defende melhor sendo um jogador mais esforçado. Por outro lado, Varela poderá ser mais influente na hora de atacar... digo bem, poderá, porque nesta temporada ainda não mostrou as virtudes que o trouxeram para a rivalta no ano anterior. Veremos o que Vítor Pereira irá fazer...
No Benfica, as únicas ausências por lesão são as de Enzo Perez e Nélson Oliveira. Por opção, Jorge Jesus deixa mais uma vez Capdevilla de fora dos eleitos. Confesso que não acompanho o jogo do Benfica tanto ao detalhe e, como tal, tenho mais dificuldades em avançar com o onze inicial. De qualquer forma, não deve fugir muito a isto: na baliza estará Artur Morais. Na defesa alinhará Maxi Pereira, Luisão, Garay e Emerson. Depois, no meio-campo é que também poderão existir novidades... sendo certo que Javi García, Witsel e Aimar estarão lá. Será que iremos ter de novo Ruben Amorim? Ou, por outro lado, jogará na frente com Nolito, Gaitán e Cardozo? Outra opção será Bruno César... mas creio que este começara o jogo no banco.
Posto isto, e tentando analisar os sectores de cada equipa acredito que, mesmo o FC Porto não contando já no plantel com o enorme Falcao e o Benfica se jogar com o tridente atacante que indiquei em cima... podemos ter um jogo com golos no Dragão! A meu ver, os sectores ofensivos de ambos são superiores aos defensivos. Do lado do FC Porto e se Hulk estiver a 100%... de certeza que Emerson terá uma noite de pesadelo. Para além disso, Garay fará a estreia em clássicos e Luisão com a idade que tem e se for devidamente pressionado... pode falhar. Já Maxi, dá-me a sensação que também é melhor a atacar que a defender. Do lado FC Porto, o regresso de Álvaro Pereira é importante mas será que está a 100%? Do outro lado jogará Fucile que tem estado muito oscilante e não tem conseguido transmitir tranquilidade à equipa. Os centrais sendo competentes na maior parte do tempo... também não são jogadores de classe mundial.
Resumindo, para mim este jogo tem quase tudo para ter golos. Para além da ansiedade natural e o ambiente complicado que se gera nestes clássicos, o facto de estarmos somente na 6ª jornada (onde nada ficará decidido seja qual for o resultado) espero que ajude nesta minha previsão. Tudo irá depender claro dos onzes iniciais, tácticas e da entrada das equipas no jogo... onde para mim qualquer dos resultados é possível! Relembro que o ano passado, o FC Porto consegui vencer por 5-0 para a Liga e uns meses depois perdeu de forma clara por 0-2! Portanto, tudo em aberto.
Fica um desejo... que seja um jogo bonito e se possível sem casos! Que vença o melhor e que o melhor seja, claro, o FC Porto! Vamos Dragão!
As minhas escolhas:
Over 2.5 Goals @
1.95 (Bwin) - 2UDraw @
1.78 (Bwin) - 1U "
devolvida caso o FC Porto vença o jogo"
PS - vou deixar 2U pendentes para apostar mais tarde. Vou aguardar que os bookies tenham todos os mercados abertos... mas a ideia base será apostar em alguém para marcar. Depois, poderei apostar nos cartões (expulsão ou amarelo para determinado jogador) e, também, na eventualidade de existir um penalty na partida! Quando apostar coloco aqui em aditamento a esta pick.Siga...